domingo, 18 de maio de 2008

Título no sufuco

A Inter deveria ter conquistado o título italiano há muito tempo. Tinha mais time, mais tradição em relação a Roma, que seguia tropeçando em jogos fáceis. Mas não foi assim. Os interistas precisaram sofrer até a última rodada para conquistarem o tricampeonato italiano. Tiveram que sentir o 16º scudetto de sua história escapar. No fim, o grito de campeão saiu numa chuvosa tarde de domingo, em Parma.

Apesar de ter entrado em campo com um ponto de vantagem sobre os romanos, a situação do clube de Milão era complicada. Os nerazurri lutavam pelo título e contra as estatísticas. A Inter nunca havia vencido na temporada com Rocchi como árbitro, nem com a ausência de Cambiasso no meio-campo. Além de estar sendo secada em toda a Bota. No fim a vitória por 2 a 0 diante do Parma, com dois gols de Ibrahimovic selou a conquista.

Porém, o susto foi grande. Logo com oito minutos de bola rolando, a Roma colocou a mão na taça. Vucinic fez 1 a 0 diante do Catania. O Parma pressionava, Júlio César fazia o que podia para o Parma não marcar. O alívio só veio no segundo tempo, quando Ibra entrou e resolveu tudo. A Roma entregou-se e cedeu o empate que salvou o Catania do rebaixamento.

A conquista foi merecida por parte da Inter. Mesmo com brigas internas e externas, o clube montou o melhor elenco e enquanto manteve os nervos no lugar liderou com folga, jogando o melhor futebol. Na próxima temporada será muito mais complicado. A Roma virá mais forte. A Juventus irá ressurgir e o Milan quererá apagar o vexame desta temporada. Para conquistar o tetra será preciso mostrar muito mais do que nos 38 jogos desta temporada.

Champions League

A última vaga para a competição continental ficou, de maneira merecida, com a Fiorentina. A equipe Viola fez o básico e venceu o Torino por um magro 1 a 0, gol do argentino Osvaldo. Bastava. A goleada do Milan sobre a Udiense por 4 a 1 foi inútil. Os dois clubes tiveram estratégias diferentes para encarar a temporada. Os milaneses apostaram na experiência do seu elenco. Enquanto a Fiorentina tinha na juventude sua principal arma. A Fiore, dentro do retângulo de jogo, foi mais equilibrada que os rossoneri. Nas últimas rodadas, pagou o preço pela inexperiência tendo que dividir forças entre a Copa da Uefa e o torneio nacional.

Nenhuma taça foi para sala de troféus do Artemio Franchi, mas a torcida está orgulhosa da campanha de seus guerreiros. Será fantástico rever a Fiorentina entre os grandes da Europa novamente.

O Milan pagou o preço por sua arrogância. Ao conquistar a última Champions League, os dirigentes acreditaram que aquele time renderia mais um ano em alto nível. Mas não dava. A ilusão acabou. Agora, é reformular. Reformular de vez. Cafu e Serginho anunciaram que deixarão o clube. O primeiro volta ao Brasil e o segundo aposenta-se. Muitas mudanças ocorrerão em Milanello.

Rebaixamento

Livorno, Parma e Empoli irão amargar a Série B em 2008/09. Desses, só o Parma fará falta.

Curiosidades


- Pela primeira vez Del Piero terminou uma temporada como o artilheiro da Série A. Um prêmio para um craque dentro e fora de campo, que na volta da Juventus à Primeira Divisão era para ser um reserva de luxo.

- Pela primeira vez na sua história o Parma é rebaixado para a Segunda Divisão. Foram 18 temporadas seguidas na elite do futebol italiano.

- O Empoli é uma incógnita. É um ioiô. Sobe e desce de divisão toda hora. O incrível que mesmo quando rebaixado, o clube possui bons valores no elenco. Nessa temporada destacam-se Marchisio e Giovinco, além dos experientes Vanucchi e Buscé. É a típica falta de camisa.

- A média de gols do campeonato ficou em 2.57.

- Seleção do campeonato: Buffon (Juventus), Zanetti (Inter), Gamberini (Fiorentina), Chivu (Inter) e Chiellini (Juventus); Cambiasso (Inter), De Rossi (Roma) e Montolivo (Fiorentina), Del Piero (Juventus), Cassano (Sampdoria) e Ibrahimovic (Inter).

- Revelação: Hamsik (meia/Napoli).


- Craque: Ibrahimovic (atacante/Inter).

Nenhum comentário: