quinta-feira, 15 de maio de 2008

Missão cancelada

Dessa vez nem a mística da camisa branca, utilizada na final do Mundial, salvou. O Inter caiu diante do Sport no confronto de volta das quartas-de-final da Copa do Brasil, em Recife. Podendo empatar, o Colorado foi derrotado por 3 a 1. O sonho acabou.

Os comandados por Abel Braga resolveram jogar mal quando não podiam. Em um jogo decisivo. O time que se empunha diante dos adversários não existiu. O Inter em nenhum momento pensou em fazer seu jogo, preocupou-se em neutralizar o oponente durante todo o tempo. Foram inúmeras as mudanças no sistema tático durante os 90 minutos.

Pelo lado do Sport a estratégia foi a mesma de sempre. Jogar com os laterais bem avançados, explorando as jogadas pela linha de fundo e as bolas paradas. Deu resultado.

O primeiro golpe foi levado logo aos três minutos. Após cobrança de escanteio Leandro Machado fez de cabeça. Saindo atrás no placar, mesmo com Guinãzu, Alex e Fernandão sendo caricaturas de si mesmos, o Inter criou oportunidades. Nilmar, novamente, perdeu várias chances. Boas jogadas, mas nenhum gol, não servem de nada para quem é o homem mais agudo da equipe. O empate saiu através do zagueiro Sidnei.

Dentro das quatro linhas da Ilha do Retiro, Alex atuou fechando pelo lado esquerdo, preocupado muito mais em conter os avanços de Luzinho Netto do que em ser o homem decisivo lá na frente. Fernandão, em resumo, não acertou nada.

Com Jonas e Danny Moraes como volantes, Guiñazu ficou perdido no centro do gramado. Não teve a mesma combatividade, nem a mesma saída de jogo. Com isso, a alta movimentação colorada foi inexistente.

Os 45 minutos finais, certamente, serão um dos cinco piores de todo 2008. O Sport veio para cima, mesmo quando ficou com um homem a menos. Os jogadores do Inter não conseguiam reter a posse de bola no campo ofensivo. Era como atirar uma bola na parede, ela ia e voltava. Aos 16 minutos, Roger colocou os rubro-negros novamente em vantagem. Oito minutos depois, o tiro de misericórdia. Durval cobrou falta e fechou o caixão vermelho.

Vestiário

Algumas frases chamaram a atenção após a eliminação.

Segundo Giovanni Luigi, vice de futebol, todos deram o melhor de si. Ora, se o melhor que o Inter pode fazer fora de casa contra o Sport é levar três, o que será quando enfrentar equipes melhores? É isso que dar usar frases enlatadas para explicar as derrotas. Sai bobagem, sempre.

Já o técnico Abel Braga ficou tão desnorteado com o ocorrido, que na verdade, não conseguiu anotar a placa do caminhão que passou sobre seu time e simplesmente reconheceu a superioridade adversária.

Finalizando

Após a estréia do Brasileirão os colorados vangloriavam-se das quebras de tabu ocorridas neste ano. Afinal, venciam uma partida de estréia do Campeonato Brasileiro após dez anos e haviam goleado o Juventude no Gauchão.

Mas a sina de não chegar a final da Copa do Brasil prossegue. Agora, para 2008 acabar bem, é preciso quebrar o maior tabu de todos, vencer o Brasileirão. O que não ocorre há 29 anos. Será que conseguirão?

Aguardemos.

Um comentário:

Gustavo Corrêa disse...

acho que o inter vai ficar entre os 4 no brasileirão, mas duvido que ganhe.