domingo, 25 de maio de 2008

Batida que vale a liderança

Normalmente envolver-se em acidentes na Fórmula-1 é fatal para as pretensões do piloto na corrida. Não foi o caso do Grande Prêmio de Mônaco, disputado neste domingo.

Com as condições de pista variando muito no decorrer das duas horas de prova, o inglês Lewis Hamilton acabou sendo beneficiado após tocar no guardrail e ser obrigado a parar nos boxes. O “infortúnio” fez o piloto da McLaren ter de mudar sua estratégia e conquistar a vitória na sexta etapa do Mundial e, de quebra,m assumir a liderança da competição.

Enfim a chuva caiu nas ruas de Monte Carlo e prova começou com pista úmida. Com as ruas do principado molhadas, elas ficam mais estreitas do que são para os velozes F-1. Na volta de apresentação, Kovalainen (McLaren) ficou parado no grid e teve que largar dos boxes. Quando as luzes vermelhas apagaram-se, Massa manteve a ponta e Hamilton pulou na frente de um apático Raikkonen.

Sete giros depois, Hamilton “lambeu” a parede e teve que para nos boxes para trocar os pneus. Ali ele conquistou sua sexta vitória na categoria. Seu tanque foi abarrotado de gasolina o que fez a diferença.

Na volta de número 16, Massa liderava e rodou sozinho, perdeu a liderança para Kubica e ali deixava escapar a vitória. Enquanto o brasileiro e o polonês faziam suas paradas, Hamilton seguia na prova e assumia a liderança. Nas últimas voltas, o piloto da Ferrari teve que parar para “trocar de calçados” e perder a segunda posição.

Uma corrida empolgante, com muitas variáveis. A combinação de chuva e Fórmula-1 sempre rende fortes emoções. A água vindo do céu já rendeu boa corrida até em Hungaroring, a mais chatas das provas do calendário.

Hamilton assume a ponta do campeonato mesmo tendo um carro inferior. O inglês errou menos que seus adversários. Em mais uma ou duas corridas a Ferrari terá que decidir quem irá brigar pelo título, se não Hamilton será o Raikkonen do ano passado e vai aproveitar-se da briga interna dos rivais.

Nenhum comentário: