quarta-feira, 21 de maio de 2008

Só os pênaltis podiam decidir

Foi cruel, mas não teve jeito. Manchester United e Chelsea são equipes tão parelhas que atuando em campo neutro nenhuma delas pôde sair vitoriosa. Após 1 a 1 no tempo normal e 0 a 0 na prorrogação, Os Diabos vermelhos venceram nos pênaltis por 6 a 5 e conquistaram pela terceira vez a Champions League.

Nesse tipo de decisão às vezes não há um grande heróis, o que até não foi o caso, mas certamente vai existir um vilão. O de hoje atende pelo nome de John Terry. O gigante defensor dos Blues estava incumbido de bater a quinta e última cobrança. Era só fazer. Já que Cristiano Ronaldo havia desperdiçado a sua. Terry caminhou vagarosamente até a bola, respirou fundo e ajeitou a faixa de capitão. Tomou distância e na hora de chutar seu pé de apoio escorregou no molhado gramado do Luzhiki Stadium, em Moscou. O tiro foi para fora. O United seguia vivo.

Na série alternada, o inconstante Anelka bateu para a defesa de do herói Van der Sar (foto). Estava tudo acabado para o clube londrino. A cobiçada taça da Champions segue inalcançável para os milhões de euros de Roman Abramovic.

Cristiano Ronaldo desabou no gramado num choro de alívio e alegria. Terry estava inconsolável. A comemoração foi ao som da Nona Sinfonia de Beethoven, com o clássico, o tradicional, prevalecendo sobre o moderno. A camisa pesou. O Chelsea ainda não é grande.

Independente de quem vencesse, o título iria ficar em boas mãos. Porém, foi recompensada a equipe que jogou mais bonito. O clube que tinha dois mitos, o técnico Alex Ferguson e o meia Rian Giggs, que bateu o recorde de jogos pelo Manchester. O triunfo foi do time que teve o melhor jogador da temporada européia, Cristiano Ronaldo. A taça ficará bem acomodada em Old Trafford.


* O jogo

Alex Ferguson e Avram Grant não inventaram. Levaram a campo os esquemas que mais utilizaram no decorrer da temporada. Pelo lado do Manchester, Cristiano Ronaldo ocupou o lado esquerdo da meia-cancha. Por ali, foi rei na primeira etapa. Mas a jogada do primeiro gol saiu após cruzamento do outro lado que achou a cabeça do português.

Era tudo que o Chelsea não queria, sair atrás no placar. O clube da capital britânica gosta de começar na frente para administrar depois. Jogando um futebol quase sonolento. Porém, teve que correr atrás, mas estava desordenado. Sem sincronia de movimentos entre os três setores.

Os Red Devils dominaram as ações. Essien não conseguia conter os avanços de Ronaldo. Cech foi obrigado a operar dois milagres seguidos. Apesar de estar sendo encurralado pelos adversários, os Blues encontraram forças e num chute despretensioso de Essien, a bola sobrou para Lampard empatar faltando um minuto para o intervalo.

Na volta do vestiário, a situação se inverteu. O Chelsea jogou mais. Criou mais oportunidades. A equipe ficou compacta e Cristiano Ronaldo foi anulado. Aos 32, num tirambaço, Drogba carimbou a trave.

O lance foi emblemático. A partir desse momento Ferguson modificou a tática do seu time e emparelhou o duelo. Nenhum dos dois técnicos queria ser o primeiro a mexer. Um esperava o outro tomar a iniciativa para então contra-golpear. A ´rimeira substituição só ocorreu faltando cinco minutos para o fim da partida.

Noventa minutos não foram suficientes para definir o campeão. Seriam necessários pelo menos mais 30 de prorrogação. Logo aos três minutos, o Chelsea tringulou e Lampard colocou no travessão. Ali, iam-se as últimas forças do Chelsea. Era visível os jogadores do clube de Abramovic sentindo dores musculares.

Antes do fim da primeira parte do tempo extra, Terry salvou os Blues desviando chute de Giggs. Numa partida tensa, com a arbitragem deixando o jogo correr, a confusão foi inevitável. Tevez armou o barraco, Drogba caiu na provocação e foi expulso. Tudo ficou para os pênaltis.

Para o Manchester converteram: Tevez, Carrick, Hargreeves, Nani, Anderson e Giggs. Cristiano Ronaldo desperdiçou a terceira cobrança ao fazer uma paradinha.Para o Chelsea balançaram a rede: Ballack, Beletti, Lampard, Cole e Kalou. Terry errou a quinta cobrança e Anelka bateu o último pênalti para a defesa de Van der Sar.

A pergunta que fica é se Drogba não tivesse sido expulso, seria diferente?


Nunca saberemos.

2 comentários:

Agnelo Juchem Filho disse...

hehehehe Cadê o Chelsea que seria o campeão??? Não falou para cobrar?? hehe Tô aqui!!! Manchester o melhor time da Europa. Cristiano Ronaldo 42 gols na temporada não podia ficar sem esse título. Para completar só faltava vencer a Euro 2008. Mas ai o furo é mais embaixo. Abção

Gustavo Corrêa disse...

Cristiano Ronaldo tremeu as pernas no momento decisivo, mas teve sorte. Ele deveria ter ido dar um abraço no Terry, e que me desculpem os admiradores do zagueiro, mas capitão, ainda que sendo zagueiro, não pode errar um penalti decisivo como aquele.