domingo, 11 de maio de 2008

O fantasma de 2002 reaparece

Não há como não relacionar o ano de 2002 com o de 2008. O medo voltou a rondar a Inter de Milão. O clube era o virtual campeão italiano. Hoje, corre risco de perder o que era garantido.

Hoje era o dia de comemorar mais um scudetto, o décimo sexto. Era, mas não foi. A Inter precisava vencer o Siena, em casa. Empatou por 2 a 2 e a torcida viu Materazzi desperdiçar um pênalti. Enquanto isso, a Roma fez sua parte e bateu a Atalanta, no Olímpico, por 2 a 1.

O clube de Milão tem apenas um ponto de vantagem em relação ao rival da Cidade Eterna, 82 a 81. A última rodada confronta quem briga pela taça e quem disputa para permanecer na Série A.

Os nerazurri enfrentam o Parma, último rebaixado no momento com 34 pontos, fora de casa. Já os romanos viajam para pegar o Catania, primeiro fora da degola com 36.

A Inter assumiu a liderança do torneio na sexta rodada e desde então não abandonou a posição. A Roma agarrou-se na vice-líderança na 12ª. Mas na 23ª “gironata”, a faixa estava no peito do clube do milionário Massimo Moratti. O time de Roberto Mancini abriu onze pontos de vantagem.

Mas a diferença foi progressivamente caindo até a situação atual. A Roma é obrigada a vencer e torce para a Inter, no máximo, empatar. A situação remete ao ano de 2002.

Há seis temporadas, os neroazurri eram comandados por Héctor Culpi, hoje no Parma, e deixaram escapar um título dado como certo. Faltando cinco rodadas para o fim daquele campeonato, a Inter tinha seis pontos de vantagem sobre a Juventus. Na última rodada a Juve acabou com a taça no armário.

Mesmo assim, o blog não muda de idéia e acredita que a Inter vai comemorar no fim. O scudetto não vindo, tudo indica uma nova revolução em Milão e a perda do rumo, que aparentemente, havia sido encontrado.

Champions League

Depois de uma arrancada surpreendente nas últimas rodadas, o Milan perdeu para o Napoli por 3 a 1. A Fiorentina bateu pelo mesmo placar o Parma. Agora, a Viola está com a última vaga para competição continental dois pontos a frente dos milaneses.

Na última rodada, tem Milan x Udinese e Torino x Fiorentina. Tudo indica, como este blogueiro já apontava, que o clube da Capital da Moda ficará de fora da Champions na próxima temporada. Para o torneio é uma pena, mas a Fiorentina merece.

Um comentário:

João Caniço disse...

Valter, tomara que se repita 2002, vou torcer por isso ;)
Abraços