sábado, 10 de maio de 2008

Grêmio surpreende, mas não pode se enganar

O técnico Celso Roth apostou no improvável e se deu bem. Com um mês de treinos, o comandante gremista colocou em campo um time que havia treinado apenas duas vezes juntos, mesmo assim venceu o São Paulo, no Morumbi, por 1 a 0.

Com as duas equipes atuando com o mesmo esquema, o 3-5-2, o Tricolor Gaúcho foi mais eficiente, explorando o fato do São Paulo atuar com um time misto. Os paulistas não conseguiam uma saída qualificada devido a forte marcação. A dedicação dos jogadores do Grêmio deixa claro que eles estão ao lado de Roth, diferente da torcida.

Com o passar do tempo, o São Paulo começou a ter maior volume de jogo, mas não criava. Pouco ameaçava. As melhores chances da primeira etapa foram gremistas com dois chutes de Perea.

Nos 45 minutos finais a situação não mudou. Logo aos 4 minutos, o Grêmio abriu o placar. Após cobrança de falta, o zagueiro Pereira marcou de cabeça. Com isso, a partida ficou afeição para Roth, que havia montado um esquema que resguardava bem a defesa, mas que não era retrancado.

O São Paulo dominava as ações, mas não penetrava. O trio Pereira, Rever e Léo foi intransponível. O Tricolor Paulista arriscava nos chutes de longe sem sucesso. Muricy utilizou-se de um expediente que nem no futebol amador é usado. Colocou Alex Silva, um de seus três zagueiros, como centroavante. O resultado foi nulo e a vitória do Grêmio.

O triunfo e a atuação da equipe gaúcha tiram um pouco da pressão em cima de Celso Roth. Mas por pouco tempo. Só até o próximo fim de semana. O que não pode ser pensado é que todos os problemas estão resolvidos. A vitória foi um passo pequeno à frente, dentro de um realidade preocupante.


Pitacos

- Apesar dos dois clubes viverem momentos distintos, o Grêmio tem o que falta ao São Paulo. Um meia-amador. Roger, com a disposição que demonstra atualmente, se encaixaria perfeitamente no time de Muricy Ramalho.

- Richarlyson, mais uma vez, jogou pouco e bateu muito. Errou inúmeros passes. Cometeu diversas faltas e reclamou como sempre. Seus defeitos estão se sobrepondo a suas qualidades. A amarelinha não fez bem ao jogador.

2 comentários:

Agnelo Juchem Filho disse...

Acho que o Roger não foi bem. Concordo que ele teve muita disposição e lutou muito. Mas errou quase todos os lances. O Grêmio foi quase perfeito no sistema defensivo. Pereirão é muito bom na bola aérea ofensiva. Chega em quase todas. Abços

Anônimo disse...

Em nenhum momento foi citado que o Roger fez uma boa atuação. Apenas que ele vêm demonstrando muita disposições e calando a boca de quem dizia que ele viria aqui para enganar, inclusive eu.
Foi comentado que o São Paulo não possui um jogador com as caracteristicas do 10 gremistas e por isso, Muricy monta um time que não te um pensador e precisa correr muito.