sexta-feira, 9 de maio de 2008

Apresentação do Brasileirão: parte 5

Como foi no estadual: terceiro lugar.
Objetivo no Brasileirão: ser campeão.
Ponto forte: o potencial da equipe.
Ponto fraco: perderá Adriano no meio do campeonato.
Destaque: Adriano (atacante).
Em quem ficar de olho: Éder (lateral-direito).
Técnico: Muricy Ramalho
Time base: Rogério Ceni, André Dias, Miranda e Alex Silva; Éder, Hernanes, Jorge Wagner, Éder Luís e Richarlyson; Borges e Adriano.

O São Paulo não encanta mais. O sistema defensivo não é mais tão sólido. O ataque se tornou dependente de Adriano, que vai embora no meio do ano. No quebra-cabeça de Muricy as peças não se encaixam com a mesma facilidade de antigamente. O elenco tem bons jogadores, mas segue sendo curto. Se os titulares não vão bem, as opções são escassas e insuficientes.

Mesmo assim, o Tricolor Paulista vai se impor, mesmo que seja à moda “trancos e barrancos”, como faz na Libertadores deste ano. Se o treinador resmungão conseguir dar liga à equipe novamente, disputar o título será possível.


Como foi no estadual: campeão
Objetivo no Brasileirão: vaga na Copa Sul-Americana.
Ponto forte: velocidade.
Ponto fraco: meio-campo sem criatividade.
Destaque: Magrão (goleiro).
Em quem ficar de olho: Roger (atacante).
Técnico: Nelsinho Batista
Time base: Magrão, Luizinho Netto, Durval, Igor e Dutra; Sandro Goiano, Daniel Paulista, Junior Maranhão e Romerito; Carlinhos Bala e Enilton.

Mesmo sem grandes nomes, o técnico Nelsinho Batista montou uma equipe equilibrada. O resultado disso, é a conquista por antecipação do Campeonato Pernambucano e ter eliminado o Palmeiras na Copa do Brasil.

O goleiro Magrão, depois de ter levado o gol mil de Romário, empilha boas atuações. A zaga é bem protegia por três volantes, o que deixa a meia-cancha com pouca criatividade. Carlinhos Bala e Enilton fazem uma correria no ataque. Luizinho Netto voltou a colocar o pé na forma nas cobranças de falta.

O elenco é experiente, mas não é tão velho. Nelsinho volta a fazer um bom trabalho. Mantendo o fôlego durante as 38 rodadas, a Sul-Americana é um objetivo bem palpável.

Como foi no estadual: eliminado na semifinais dos dois turnos do Carioca.
Objetivo no Brasileirão: vaga na Copa Sul-Americana.
Ponto forte: o trio ofensivo.
Ponto fraco: sistema defensivo.
Destaque: Moraes (meia).
Em quem ficar de olho: Wagner Diniz (lateral-direito).
Técnico: Antônio Lopes.
Time base: Tiago, Jorge Luiz, Eduardo Luiz e Vilson, Wagner Diniz, Jonílson, Leandro Bonfim, Morais e Mádson; Leandro Amaral e Edmundo.

Sem a presença de Romário como jogador do clube, o Vasco poderá dedicar-se exclusivamente a jogar futebol. A volta de Leandro Amaral, se não causar desconforto no elenco, dará consistência ofensiva ao time. O apoio do lateral-direito Wagner Diniz é outra boa arma.

O problema é Edmundo, que não tem o mesmo pique e não atuará em todas as partidas. Além disso, o elenco não possui boas peças de reposição. Mas há boas individualidades, como o próprio Animal, o meia Moraes e Leandro Amaral. Essa tríade é quem vai resolver a parada para o clube de São Januário e compensar a fraca defesa.

Como foi no estadual: campeão.
Objetivo no Brasileirão: escapar do rebaixamento.
Ponto forte: ataque.
Ponto fraco: defesa.
Destaque: Ramon (meia).
Em quem ficar de olho: Danilo Rios (meia).
Técnico: Vágner Mancini.
Time base: Viáfara, Carlos Roberto, Marcelo Batatais, Leonardo Silva e Marcelo Cordeiro; Renan, Vanderson, Ramon, Ricardinho; Marcos (Jackson) e Rodrigão.

Na sua volta á Primeira Divisão, o Vitória é o Bengala Futebol Clube do Brasileirão. Os baianos apostam na experiência para se manterem na elite. Ao todo seis jogadores do time base têm pelo menos 30 anos.

O técnico Vágner Mancini montou uma equipe extremamente ofensiva e que joga em coletividade. São muitos jogadores marcando gols. Rodrigão é o referencial lá na frente, sendo bem municiado por Ramon. Tanta ofensividade deixa a retaguarda desguarnecida e lá é o “Deus nos acuda”.

O problema será os “velinhos” agüentarem o ritmo até novembro e escaparem do rebaixamento. A diretoria espera que eles sejam como os melhores vinhos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vê se topa o desafio. João, Mateus e eu fizemos um "pitacão", pegamos os 20 times do brasileirão desse ano e aplicamos nosso pitaco para formular a classificação final do campeonato, só por diversão. Tá afim de monta teu palpite também?
Abraço