quarta-feira, 7 de maio de 2008

Apresentação do Brasileirão: parte 3

Como foi no estadual: vice-campeão.
Objetivo no Brasileirão: escapar do rebaixamento.
Ponto forte: a bola parada de Paulo Baier.
Ponto fraco: depende demais de Paulo Baier.
Destaque: Paulo Baier.
Em quem ficar de olho: Evandro (meia).
Técnico: Vadão.
Time base: Harlei; Vitor, Ernando, Paulo Henrique e Fabinho; Amaral, Ramalho, Evandro e Paulo Baier; Alex Dias e Alex Terra.

O ano de 2007 para o Goiás não foi dos melhores. Por um fio de cabelo o clube não parou na Série B. O elenco de jogadores segue parecido, porém, dessa vez o resultado tende a ser pior.

Nos últimos dois jogos foram sete gols sofridos e nenhum marcado, tudo com muita cara de insatisfação dos jogadores que devem ter descoberto que Caio Junior abandonaria o barco para assumir o Flamengo. Para seu lugar veio Vadão, demitido pelo Vitória no início da temporada e que há algum tempo não realiza um trabalho consistente.

O velho Paulo Baier segue sendo o dono do time. É de onde que pode sair algo. O goleiro Harley é outra figurinha carimbada. Fechando a trinca de veteranos está o atacante Alex Dias, que não faz tantos gols como na época de Vasco.

Assim vai o Goiás, apostando numa fórmula desgastada e conhecida. O esmeraldino só não disputou o Brasileirão três vezes em sua história. A quarta deverá ser em 2009.
Como foi no estadual: eliminado nas quartas-de-final.
Objetivo no Brasileirão: escapar do rebaixamento.
Ponto forte: a camisa e a torcida.
Ponto fraco: o elenco.
Destaque: Roger (meia).
Em quem ficar de olho: Rafael Carioca (volante).
Técnico: Celso Roth.
Time base: Victor, Paulo Sérgio, Léo, Pereira e Anderson Pico; Eduardo Costa, Rafael Carioca, William Magrão e Roger, Perea e André Luiz.

Pelo andar da situação, a vida do Tricolor é complicadíssima. Tem um técnico que não agrada a ninguém e deve cair nas primeiras rodadas. A diretoria está perdida e não sabe quem trazer para substituí-lo. As contratações são fracas.

O clube foi eliminado prematuramente do Gauchão e da Copa do Brasil, sem fazer uma partida de encher os olhos. O elenco possui carências em todos os setores. Os reforços precisam ser contratados a granel. O principal defensor, Léo, está de saída. O momento é periclitante.

Um bom futebol apresentado pelo meia Roger e a eficiência na bola parada podem ser a salvação. Se não, é bem possível que o inferno seja visitado pela terceira vez. E mesmo com a força da camisa e da torcida o rebaixamento não foi evitado em duas oportunidades.

Como foi no estadual: campeão
Objetivo no Brasileirão: ser campeão
Ponto forte: o elenco repleto de opções.
Ponto fraco: ainda não testou forças com times grandes este ano.
Destaque: Alex
Em quem ficar de olho: Danny Moraes
Técnico: Abel Braga
Time base: Renan, Wellington Monteiro (Bustos), Índio, Sorondo e Marcão; Edinho, Magrão, Guiñazu e Alex; Fernadão e Nilmar.

A tese de que um grande time precisa ter dois jogadores por posição foi cumprida direitinho. A prova disso foram os últimos jogos do Estadual e da Copa do Brasil. Os desfalques eram muitos. Mesmo assim, os resultados vieram.

É com essa mescla de técnica e superação que o Inter quer acabar as 38 rodadas do Brasileirão sem ver ninguém à sua frente. O técnico Abel Braga te inventado pouco, parece ter amadurecido. Montou uma equipe rápida, sustentada pela incansável movimentação de Guiñazu. Se Nilmar falha ao tentar marcar gols, Alex dá conta do recado.

As peças estão se encaixando perfeitamente no esquema colorado. O espírito vencedor de 2006 voltou a reinar no Beira-Rio. Porém, é preciso, pela primeira vez, medir força com os grandes.


Como foi no estadual: rebaixado.
Objetivo no Brasileirão: fazer campanha melhor que o América-RN no ano passado.
Ponto forte: entra no campeonato sem responsabilidades.
Ponto fraco: O ataque, o segundo pior do Campeonato Mineiro.
Destaque: Rodrigo Posso (goleiro).
Em quem ficar de olho: Léo Oliveira (zagueiro).
Técnico: Giba.
Time base: Rodrigo Posso; Mariano, Emerson, Henrique e Beto; Augusto Recife, Cléber Goiano, Leandro Salino e Gérson Magrão; Osmar e Nenê

O clube tem apenas dez anos de fundação. Criado pelo empresário Itair Machado de Souza a agremiação teve uma ascensão muito rápida no cenário do futebol brasileiro, chegando às semifinais da Copa do Brasil em 2006. Dos destaques daquela campanha, restou apenas o goleiro Rodrigo Posso.

O elenco é formado por jogadores desconhecidos e por poucos que há tempos não vingam na elite como o volante Augusto Recife e o atacante Osmar. O inesperado rebaixamento no campeonato estadual dimensiona a falta de preparo para disputar a Série A. Fazer uma pontuação melhor que a do América-RN e não obter a pior campanha da história já é lucro.

Um comentário:

Agnelo Juchem Filho disse...

heheh que sacanagem com o Ipatinga...Muito engraçado!!!