quarta-feira, 21 de maio de 2008

Caminhos distintos, objetivos iguais

Após 38 exaustivas rodadas, o Manchester United conquistou o Campeonato Inglês com dois pontos de vantagem sobre o Chelsea. Diferença muito pequena para um torneio tão longo. Isso mostra como os dois times são parelhos, apesar de apresentarem modos de jogar distintos. A igualdade não para aí. Nos confrontos diretos em 2007/08 quem atuou em casa venceu.

Nesta quarta-feira, ambos entrarão no neutro campo do Luzhniki Stadium para decidirem quem ficará com o título da Champions League, principal torneio interclubes da Europa. A gélida Moscou será palco do tira-teima.

O modo com que cada clube chegou à final foi distinto. Os Diabos Vermelhos fizeram uma campanha mais retilínea. Sir Alex Ferguson ousou e montou uma equipe ofensiva e muito competitiva, digna de orgulhar a rainha. Praticou o melhor futebol do Velho Continente nesta temporada.

Em seu favor, o United possuiu maior tradição, tendo conquistado o torneio duas vezes. Um número considerado baixo: “Temos uma história gloriosa, mas deveríamos ter conquistado mais Copas Européias”, afirmou Ferguson.

Já o Chelsea sonha em ser grande e conquistar a Champions pela primeira vez. As turbulências das primeiras partidas, graças ao polêmico técnico José Moruinho, que estava falando demais e treinando de menos, foram superadas com a entrada de Avram Grant.O israelense encontrou grandes dificuldades no começo de seu trabalho, mas fez um 2008 invejável e chegou aonde seu antecessor sempre quis mas nunca conseguiu.

Admirador de personalidades como Gandhi, Muhamed Ali, Michael Jordan e Churcill, Grant leva consigo o seu lema: “Se você não desfrutar do processo que está participando, você não é um homem feliz”. O que significa dizer que mesmo vencendo o maior título da história dos Blues ele poderá abandonar o cargo.

O israelense montou uma equipe pragmática, que joga pelo resultado e não para encher os olhos. Desse modo, enfileirou 16 vitórias seguidas no Campeonato Inglês. O time é rei em administrar resultados, em anular os pontos fortes dos adversários.

Manchester e Chelsea são opostos que se atraíram.

* Os craques

Em meio a especulações de que possa sair do Manchester United, Cristiano Ronaldo quer dar mais um passo para ser o melhor do mundo. O jogo de hoje é fundamental para isso, além de ter que fazer uma boa Eurocopa.

Pelo lado do Chelsea, o craque atende pelo nome de Frank Lampard. Caso solte o grito de “é campeão” ao final do confronto, provavelmente ele se tornará o maior jogador da história do clube. Até o momento, a torcida dos Blues considera o italiano Gianfranco Zola como o maior de todos. Além disso, o camisa 8 quer fazer uma dobradinha de títulos. No domingo, seu tio Harry Redknapp conquistou a Copa da Inglaterra dirigindo o Portsmouth.

* O recorde
Ryan Giggs ao trilar do apto do árbitro baterá o recorde de jogos com a camisa do Manchester que pertencia a Bobby Chalton.

* Prognóstico

Como foi demonstrado é difícil apontar um favorito. Mas aqui não se pode ficar em cima do muro. O favorito é o Manchetser, mas vai dar Chelsea. Me cobrem!

Um comentário:

João Caniço disse...

Valter os meus parabéns pelo comentário à partida, à previsão e em especial à escolha da foto para ilustrar este post, ficou óptima!
Abraços