terça-feira, 6 de maio de 2008

A Super Aguri se foi

O que era iminente tornou-se realidade. A Super Aguri fechou. Não corre mais na Fórmula 1. Acabou o dinheiro. A Honda não quis mais investir a ponto de salvar a escuderia. Uma pena.

O time comandado por Aguri Suzuki teve uma efêmera passagem na categoria. Foram 39 GPs disputados. Empregou cinco pilotos, os japoneses Takuma Sato (que disputou todas as corridas da Super Aguri), Sakon Yamamoto, e Yuji Ide, além do francês Franck Montagny e do britânico Anthony Davidson.
Para alguém tão minúsculo num mundo de gigantes, alcançou a façanha de marcar quatro pontos. Na temporada passada, chegou a andar na frente de sua “chefa” Honda.

Pensando ceticamente, o desempenho da equipe não deixará saudades. Mas não é assim. A Super Aguri era independente, em uma época dominada pelas montadoras. Suzuki levou adiante um sonho, mas não conseguiu manter. O time era simpático. Encaminhava-se para ser a “Minardi moderna”. Ah! Como faz falta a Minardi no fundo do grid. Enfim, a Fórmula 1 perde dois carros no grid que já era magro, daqui a pouco virará bulímico.

A FIA precisa mudar suas regras para a inclusão de novas equipes na categoria. Os gastos são caros demais, não só na montagem do time, mas para adentrar na Fórmula 1. Forasteiros como Aguri Suzuki, Jackie Stewart, Eddie Jordan, Giancarlo Minardi e Luciano Benetton, para ficarmos nos mais recentes, devem ser incentivados a se arriscarem. O último remanescente se chama Frank Williams.
Davidi Richards, ex-diretor da BAR, atual Honda, tinha intenções de colocar a Pro Drive sua nova equipe, na F-1, mas arrepiou. Agora, entende-se porquê.

Vida longa a ele e meus pêsames à Super Aguri.

2 comentários:

Marcos Chavarria disse...

Já era hora. Esses caras são malucos de começar uma equipe assim, com captação de recursos próprios. Hoje em dia só quem consegue se manter são as montadoras (que obviamente economizam grana, pois apesar de não serem propriamente empresas esportivas, são empresas de carros, no mínimo).

Sem falar da RedBull... vendendo cada latinha a quase 10 pila, dá pra ter 4 carros na F1 e sobra dinheiro pra fazer corrida de aviões ainda! hehehe

Quem sabe a Coca não funda uma equipe?

Agnelo Juchem Filho disse...

Bah acho que tenho os dois carros da Super Aguri naquela aposta no site da Mclaren hehe Fui prejudicado. Abços