domingo, 23 de março de 2008

Raikkonen, para não deixar dúvidas

Seguir a cartilha da Fórmula 1 moderna é sempre sábio. Foi assim que Kimi Raikkonen venceu o Grande prêmio da Malásia, na madrugada deste domingo.

Largando na segunda posição no circuito de Sepang, o finlandês sempre se manteve próximo do líder Felipe Massa. Antes do primeiro pit stop, o atual campeão mundial afundou o pé direito e fez voltas rapidíssimas. Nos boxes, também foi mais veloz que seu companheiro de Ferrari. Resultado: ao sair do pit lane, era o novo líder da prova. Em poucas voltas abriu quatro segundos de vantagem para o brasileiro e msotrou quem é o primeiro piloto da "scuderia".

Um dia é do piloto outro dos críticos. Massa chegou neste fim de semana disposto a mostrar que as críticas que caíam sobre o seus ombros eram injusta. Ficou nervosinho com boatos sobre uma possível saída da equipe italiana e disse, em tom de superioridade, que tem mais três anos de contrato. Na corrida, enquanto era primeiro não abriu distância. Quando era segundo, deixou o rival escapar. Quando forçou, rodou sozinho. Viu o mundo na contra-mão e atolou. O título ficou distante e improvável.

Com o abandono do ferrarista, o segundo lugar ficou com Kubica, da BMW. Melhor resultado da carreira da equipe e do piloto. Pode ser devaneio, mas com um pouco de sorte, um dos pilotos da equipe alemã pode brigar pela taça, mesmo sem vencer. É só se aconselhar com Keke Rosberg, que em 82 foi campeão com apenas uma vitória.

Hamilton foi apagado. Tudo bem, o inglês da McLaren teve problemas em um de seus pit stops. Mesmo assim, não precisava ter empacado atrás de Webber, duas vezes.

A Honda esteve apagada no fim de semana. Voltou a realidade. Barrichello só ganhou destaque quando ultrapassou o limite de velocidades nos boxes e teve que ser punido. Button só pareceu na telinha quando visitou a grama.

Nelsinho Piquet atingiu seu objetivo. Completou a prova andando no pelotão intermediário. Agora, é começar a ousar mais. Se bem que o carro da Renault é ruinzinho pacas. Alonso não conseguiu nada melhor que um oitavo lugar.

Olho aberto na Ferrari. Mais uma vez um de seus motores abriu o bico. Novamente o azarado foi Vettel. No Barein, daqui a duas semanas, dez posições de punição no grid para o garoto. Os propulsores italianos já estouraram quatro vezes em duas corridas.

Corrida ruim. Poucos erros. Raras ultrapassagens. Chegar ao final das 56 voltas acordado foi um desafio.

2 comentários:

Agnelo Juchem Filho disse...

Valtinho a corrida foi tão emocionamente que escrevi sobre ela faltando cinco voltas para o final da prova...hehehe Abção

www.tabelandocomoagnelo.blogspot.com/

Gustavo Corrêa disse...

Quero parabenizar o Trulli pela quarta colocação.