quinta-feira, 6 de março de 2008

Concidências

Não é só o vermelho da camisa em q ue se assemelham Milan e Inter. Os dois clubes são os últimos campeões mundiais e após conquistarem o mundo sucumbiram por motivos parecidos.

A temporada 2007 do Inter foi lamentável. Foi eliminado na primeira fase no Gauchão e na Libertadores. No Brasileirão demorou para acordar e ficou no meio da tabela. O Mundial fez mal ao Colorado? Sim. Ao conquistar o maior título da sua história, os dirigentes realmente acreditaram que no Baeira-Rio estava o melhor time do planeta. Ouvindo esse discurso, os jogadores relaxaram e se esforçaram menos, bem menos. Quando todos abriram os olhos e acordaram para a realidade era tarde demais. O Ano acabou sendo sabático, foram 365 dias jogados no lixo.


O título Mundial fez mal ao Milan? Não. O problema foi a conquista da Champions League, muito mais difícil de ser vencida do que o torneio disputado no Japão – por mais que os brasileiros torçam o nariz para este fato. E digo que isso não diminui de modo algum os títulos dos clubes daqui.

O problema do clube milanês parece ser mais grave. Vencer o torneio continental iludiu os dirigentes do Milan, fez os cartolas acreditarem que aquele time tinha futuro e poderia em toda a sua totalidade seguir defendendo as cores do clube. Não tinha. Apesar da taça no armário, eles já eram passado. O time era velho e uma reformulação imediata era necessária e apenas Pato foi contratado.

Agora, os “rossoneri” foram eliminados prematuramente da Champions League e podem não disputa-la na próxima temporada – o que seria um desastre. Num futebol mais organizado e melhor planejado que o brasileiro, uma reformulação como o Milan precisará realizar provavelmente demorará para trazer resultados expressivos. Talvez para voltar a brigar por títulos leve-se dois anos.

O mais interesse vai ser ver o Milan brigar pela vaga na Copa dos Campeões da próxima temporada. Ocupando a quinta colocação no momento na Série A, o time de Carlo Ancelotti possui cinco pontos a menos que a Juventus, terceira colocada, e um de déficit e relação à Fiorentina. Pelo futebol apresentado pelos times nas últimas rodadas, a briga pela última vaga ficará entre Juve e Milan. Briga de cachorros gigantes.

Em tempo: Maldini está cogitando atuar por mais um ano. Vai ser uma espécie de Romário italiano.

Será que existe uma sina a ser seguida pelos campeões mundiais?

Nenhum comentário: