terça-feira, 25 de março de 2008

Galo forte vingador e centenário


Mais um senhor do futebol brasileiro chega aos 100 anos. Hoje, terça-feira, é a vez do Clube Atlético Mineiro apagar uma centena de velinhas. A entidade foi fundada por estudantes apaixonados pelo esporte bretão. Na tarde de 25 de março de 1908, eles mataram aula e foram ao Parque Nacional criar a nova agremiação.

Deste então, a paixão pelo Galo cresceu. A torcida atleticana é uma das mais fanáticas do Brasil, fazendo o Mineirão tremer a cada jogo decisivo. Entre as glórias estão 39 campeonatos mineiros, cinco taças Minas Gerais, um Brasileirão, o de 1971, o primeiro da história, duas Copas Mercosul e um título da Série B.

O Atlético também é um dos clubes mais azarados em terras tupiniquins. Foi vice- campeão brasileiro por três vezes. Numa delas, em 1997, o Galo foi segundo lugar tendo feito campanha invicta.

A revista Placar consultou vários jornalista e lançou uma edição especial com o time de todos os tempos dos principais clubes brasileiros. Eis o esquadrão rubro-negro: João Leite, Nelinho, Luizinho, Vantuir e Cincunegui; Cerezo, Oldair e Paulo Isidoro; Reinaldo, Dario e Éder. Técnico: Telê Santana.

No passar dos anos, os jogadores que defenderam a camisa atleticana se notabilizaram pela raça e dedicação. Diferente por exemplo do principal rival, o Cruzeiro, que sempre montou equipes mais técnicas. Essa característica do Galo foi para no hino: Lutar, lutar, lutar / Com toda nossa raça pra vencer / Clube Atlético Mineiro / Uma vez até morrer.

Por este brio, o mascote do clube é o Galo. Seu criador foi o chargistas Mangabeiras. Ele escolheu este animal, pois no seu modo de ver “O Atlético sempre foi um time de raça. Mais parece um galo de briga, que nunca se entrega e luta até o fim”.

Parabéns ao Galo!



-) Mais dois

Este ano mais dois clubes brasileiros, na verdade gaúchos, completam um século de vida. São eles: o Pelotos e o São Paulo de Rio Grande.

-) Os outros

Confira a lista dos principais clubes brasileiros que já chegaram ao centenário (entre parênteses o ano da fundação).

América-RJ (1905)
Bangu (1905)
Botafogo (1905)
Flamengo (1895)
Grêmio (1903)
Náutico (01)Fluminense (1902)
Remo (1905)
Rio Grande (1900)Ponte Preta (1900)
Sport recife (1905)
Vasco (1898)
Vitória (1899)

Nenhum comentário: