quarta-feira, 5 de março de 2008

A vez dos pilotos

Seguindo a apresentação da temporada 2008 da Fórmula-1, agora é a vez dos pilotos.

Ferrari

1. Kimi Raikkonen
– Por ser o atual campeão e ter permanecido na equipe é o favorito a conquistar o título. Já adaptado ao novo time, deverá ter uma temporada regular desta vez, no ano passado teve um começo de ano abaixo do esperado. A constância é seu principal trunfo para manter o número 1 pintado no chassi de seu carro.

2. Felipe Massa – A princípio começa 2008 com as mesmas condições de Raikkonen. Porém, não poderá cometer os erros do último ano. Precisará andar na frente do companheiro nas primeiras corridas para poder brigar pelo título.

BMW

3. Nick Heidfeld
– Piloto de grande qualidade. Com um estilo “na sua” de ser, a falta de um marketing pessoal fez sua carreira não chegar aonde podia. Brigará pelo pódio e com sorte poderá ver uma vitória cair no colo, nada além disso. Andar na frente de Kubica é o principal objetivo.

4. Robert Kubica – O polonês surpreendeu nas suas primeiras corridas em 2006. Na última temporada teve bom desempenho e um grave acidente. Como ainda é jovem, tem potencial para se tornar campeão mundial.

Renault

5. Fernando Alonso – O bicampeão retorna a sua antiga casa para provar que é um líder nato. Na Renault levantou duas taças. Foi para a McLaren e se tornou o principal responsável pelo crescimento do carro e do time. Problemas de relacionamento o levaram a voltar à equipe francesa. O objetivo é voltar a ser campeão em 2009. Por ora, fazer a escuderia retornar a freqüentar as três primeiras posições está de bom tamanho.

6. Nelsinho Piquet – Filho do tricampeão mundial Nélson Piquet, sofrerá muita pressão na sua temporada de estréia. Não terá condições de realizar os feitos de Hamilton do ano passado. O jeito será pegar experiência para as próximas temporadas. Seu discurso não será polêmico, isso fica por conta de seu pai que certamente proferirá inúmeras frases polêmicas.

Williams

7. Nico Rosberg – Um dos mais promissores pilotos da nova geração. Será campeão mundial no futuro. Era a primeira opção da McLaren para substituir Alonso, mas Frank Williams não liberou o alemão. Segundo o dono da equipe, Rosberg pode virar meio segundo mais rápido do que um piloto comum. Se a William comprovar a força que teve nos testes, ele vai beliscar alguns pódios em 2008.

8. Kazuki Nakajima – Seu início na Fórmula-1 ficou marcado por atropelar um mecânico. Na pré-temporada pilotou direitinho, leva mais jeito que seu pai Satoru, ícone de trapalhadas automobilísticas na década de 80. Está no nível de Takuma Sato e por vezes quer andar além de seus limites.

Red Bull

9. David Coulthard – Se tivesse largado as corridas ninguém sentiria falta. Passou anos em equipes de ponta, William e McLaren, e nunca obteve resultados expressivos. Será burocrático como sempre.

10. Mark Webber – Outro que já podia ter pendurado o capacete. Leão de treinos, normalmente classifica bem o carro, mas em corridas é inconstante.

Toyota

11. Jarno Trulli – Piloto sem carisma. Rápido porém sem resultados. Numa equipe que não evolui, vai fazer o de sempre, nada que preste.

12. Timo Glock – Faz um retorno poucas vezes visto na Fórmula-1. Após passagem apagada pela Jordan em 2004, disputou a Champ Car e a GP2, onde foi campeão no ano passado. Andar na frente de Trulli estará de bom tamanho para o alemão.

Toro Rosso

14. Sébastien Bourdais – Saiu dos Estados Unidos porque perdeu a graça correr por lá. Foram quatro títulos seguidos da Champ Car. Na Fórmula-1, o buraco é mais embaixo.Chega com o discurso de que veio para aprender, se tivesse um companheiro de equipe experiente evoluiria de maneira mais rápida. Tem potencial para se firmar na categoria.

15. Sebastian Vettel – Tem tudo para se tornar um gênio do esporte. Essa será sua primeira temporada completa na elite do automobilismo. Pilotando pela Toro Rosso se tornou o mais jovem a liderar um GP e a pontuar na história da Fórmula-1. Isto já basta para apresentar este imberbe de 20 anos.

Honda

16. Jenson Button – Queridinho da imprensa britânica, surgiu bem, mas não resistiu as tentações do estrelato. Quando resolveu correr atrás de resultado, fez uma boa temporada na própria Honda, depois a equipe afundou. Tenta salvar a carreira para voltar a pilotar por times com maiores ambições.

17. Rubens Barrichello – Não soube gerenciar a carreira. É mais reconhecido no exterior do que no Brasil. Ao fim de 2008 provavelmente se aposentará como o piloto com o maior número de Grandes Prêmios na história. Se marcar um ponto em sua despedida será motivo para um largo sorriso.

Super Aguri

18. Takuma Sato – Melhor piloto japonês da história, o que não quer dizer muito. Corre no limite, isso o leva a ultrapassagens dignas de aplausos e erros de se esconder dentro do cockpit. Sua passagem mais significativa no automobilismo foi o título da Fórmula-3 inglesa.

19. Anthony Davidson – Piloto sem brilho. Começou na Minardi e perdeu muito tempo como piloto de testes da Honda. É aquele tipo que só faz número no grid e dificilmente será lembrado no futuro. Seu melhor resultado no automobilismo foi um segundo lugar na F-3 inglesa, no mesmo ano em que foi vencida por Sato. Os dois são grandes amigos.

Force India

20. Adrian Sutil – Filho de músicos profissionais, dizem que é melhor pianista do que piloto. Na sua segunda temporada na Fórmnula-1 espera fazer melhor do que na primeira, quando passou desapercebido.

21. Giancarlo Fisichella –Não agüentou a pressão. Surgiu como o homem que poderia fazer a Itália voltar a ter um campeão mundial, o que não ocorre desde 53. O objetivo era levantar a taça com a Ferrari para o país da bota ir ao delírio. Seus resultados nunca convenceram. Faltou constância. Quase ficou sem equipe para correr este ano.

McLaren

22. Lewis Hamilton – Sensação em 2007, terá aumentada a pressão sobre si. Pressionado errou feio no ano passado. Terá que provar que pode acertar o carro sozinho e que poderá manter a McLaren no topo. Vai brigar pelo título.

23. Heikki Kovalainen – Foi a terceira opção de Ron Dennis, depois de Rosberg e Vettel, para substituir Alonso.Vem da mesma escola de Hamilton, a GP2.Faz sua segunda temporada na categoria. Na de estréia quase foi demitido pela Renault devido aos erros bobos nas primeiras corridas, mas deu a volta por cima. Terminou o ano fazendo Fisichella comer poeira. É rápido, mas se quer lutar por vitórias e pódios não poderá vacilar.

Um comentário:

Marcos Chavarria disse...

Acho que tu foi muito duro com a Toyota... tu vai ver, os japas vão arrebentar esse ano!