segunda-feira, 24 de março de 2008

Panorama europeu (1): Itália

Os campeonatos europeus chegaram a sua fase decisiva. Na ponta da tabela os times precisam dar aquele “sprint” para atingir seus objetivos. Na parte de baixo, é a hora do salve-se quem puder. Este blog fará uma análise do que esperar nas últimas rodadas nos três principais certames do velho continente, Espanha, Inglaterra e Itália.


-) Título

O Calcio ganhou novos ares nas últimas rodadas. Quando tudo se encaminhava para uma conquista fácil da Inter, o clube de Milão deu um jeito de se complicar, mas isso não impedirá sua conquista.

Faltam oito rodadas para o termino do campeonato. Os “nerazurri” estão quatro pontos à frente da Roma. Na realidade, a diferença é de cinco, pois o primeiro critério de desempate é o confronto direto e os milaneses levam a melhor.

A vantagem não é das mais confortáveis, mas dificilmente será revertida. Apesar do ambiente não estar calmo em Appio Gentile, o problema para a inversão das posições está na Capital. O time de Luciano Spaletti ainda não é 100% confiável, faz grandes atuações, mas desperdiças pontos importantes em partidas fáceis. Além disso, segue vivo na Champions League e tem como adversário o Manchester United.

A competição continental será priorizada, pois nela os “giallorossi” dependem apenas si e querem provar que podem ser grandes. Em casa, além de vencerem dependem dos tropeços da Inter.

-) Champions League

Além de Inter e Roma, a Juventus também já está garantida no principal torneio do continente. A “Velha Senhora” está nove pontos à frente do Milan, quinto colocado. Apesar das contratações que não vingaram, com um técnico mais ambicioso, a Juve poderia estar brigando pelo “scudetto”.

Com isso, resta uma vaga. A briga está entre Fiorentina (53 pontos) e Milan (49). A chance do time de Pato é torcer para que a Viola se embanane disputando o Italiano e a Copa Uefa simultaneamente. Caso isso não ocorra, Kaká e companhia vão ficar, ao menos, uma temporada longe da elite do futebol europeu.

-) Copa Uefa

São três clubes para duas vagas. Milan (49 pontos), Udinese (47) e Sampdoria (46). O confronto chave nesta disputa, será a partida entre Milan e Udinese. Uma vitória do time de Udine deixa todo mundo na briga, qualquer outro resultado, coloca uma mão dos “rosonerri” na vaga. A Samp está como azarona. Se Cassano jogar e não criar problemas as chances crescem. Se não, o jeito será ter que começar a próxima temporada antes e tentar jogar a Copa Uefa vencendo a Intertoto.

-) Rebaixamento

São sete clubes tentando fugir das três últimas posições.

Cagliari – 25 pontos - Teve um começo de temporada de deixar qualquer torcedor vermelho de raiva. Jogadores chegaram a sair no tapa durante um treino. O clube foi punido com a perda de três pontos por ter entrado com ação na justiça comum. Depois disso, a casa foi ajeitada, talvez tarde demais. Não fosse a punição estaria fora da zona de rebaixamento. Está na subida na curva de crescimento.

Empoli – 26 pontos - Num campeonato de io-io, os “azurri”seriam campeões. O clube é o rei de subir e descer de divisões. As esperanças estão nos pés do jovem Giovincho que assim que voltar à Juventus será chamado à Seleção Italiana.

Regginna – 27 pontos – Time sem estrelas e sem brilho, mas depende só de si para permanecer na Serie A, pois enfrenta quatro adversários diretos (Catania, Empoli, Parma e o Cagliari). Tem a faca e o queijo na mão.

Livorno – 28 – É a decepção da temporada. Nenhum dos reforços deu certo. Só não está em situação pior, porque o goleiro Amélia opera milagres com constância. Faz dois confrontos diretos (Torino e Empoli), é aí que pode estar a salvação. O time está ladeira abaixo, não vence há quatro partidas.

Catania – 29 pontos – Começou bem no torneio dando indícios que não brigaria pelo rebaixamento. Porém, o segundo turno do clube é de cair lágrima dos olhos. Tem o pior ataque do Calcio, depende dos lampejos do lateral-esquerdo Vargas e do atacante Mascara. O problema é que só tem um confronto direto contra a Reggina. A luz vermelha pisca com intensidade cada vez maior.

Parma – 29 pontos – Sem o apóio da Parmalat, brigar para não cair é a sina do ex-clube de Taffarel. O recém cehagdo técnico Héctor Cuper deixará os “gialloblù” na primeira Divisão. Com bons jovens valores mais o centroavante Lucarelli, que desembarcou em janeiro, a campanha era para ter sido mais tranqüila.

Torino – 31 pontos – É o rei do empate, foram 16 até agora. Com o talento de Rosina e Recoba garantirá a sua permanência na Serie A nas próximas rodadas.

Um comentário:

Agnelo Juchem Filho disse...

No Calcio considero que o título está nas mãos da Inter, porém considero a Roma mais time. A equipe de Milão apesar de ter grandes jogadores, não tem a organização tática da Roma. A Inter ainda pega o Milan que vai estar na obrigação da vitória. Acho que a última vaga fica com o Milan de Alexandre Pato. A Fiorentina vai acabar perdendo um jogo ou outro. E já apostei contigo nesse mesmo blog que o Milan vai chegar lá, não vou voltar atrás. hehe

www.tabelandocomoagnelo.blogspot.com/