domingo, 20 de julho de 2008

Considerações sobre o GP da Alemanha

*No país onde nasceu, Piquet conquistou um pódio inesperado. O resultado deve garantir sua permanência na categoria na próxima temporada. A sorte só ajuda quem se mantém na pista.

*Apesar de ser brasileiro, Nelsinho nasceu em Heidelberg, cidade próxima ao circuito de Hockenheim. Porém, neste fim de semana diz que é mais ligado ao Brasil e a Holanda, país de origem de sua mãe, do que à Alemanha.

*O carro da McLaren é superior ao da Ferrari neste momento. A próxima corrida é na Hungria, pista que favorece ao time inglês.

*Faltou ousadia a Massa. Com um carro muito melhor do que o de Piquet, ele não pressionou seu conterrâneo. Na hora de defender a posição diante de Hamilton, foi ultrapassado na primeira tentativa.

*Hamilton mostra que ultrapassar na Fórmula-1 é possível. É preciso querer de verdade.

*O adormecido Raikkonen resolveu acordar nas últimas voltas, quando passou alguns carros conseguindo terminar na zona de pontos.

*Coulthard mais uma vez aprontou das suas. A vítima desta vez foi Barrichello. O brasileiro tinha a mesma estratégia que Piquet, só que parou duas voltas antes e preferiu fazer duas “pernas” curtas no fim da prova.

*Alonso está afobado de mais. Precipitou-se ao tentar ultrapassar Vettel, a manobra mal pensada fez Rosberg e Raikkonen ganharem a sua posição. Para terminar o dia em que o companheiro subiu ao pódio, o espanhol rodou sozinho.

*Incrível a quantidade de lugares vazios nas arquibancadas de Hockenheim.


Curiosidades

*A última vez de um Piquet no pódio tinha sido na Bélgica em 1991, com um terceiro lugar de Nélson Pai. Corrida vencida por Senna e que também era a última vez que dois brasileiros terminaram entre os três primeiros lugares.

*O primeiro pódio de Nelsinho chegou antes do conquistado por Nelsão. O patriarca subiu ao pódio a primeira vez no GP da Argentina de 1980, na sua 21ª corrida. Nelsinho atingiu o feito na décima.

Confira um comparativo com outros filhos de pilotos:

Damon Hill subiu ao pódio na sua quarta corrida disputada, em 1993. Porém era a décima vez que participava de um fim de semana da F-1. Por seis vezes ele não conseguiu levar sua Brabham ao grid, que naquela época tinha um número limitado de carros. Mesmo assim sua marca é melhor que a de Graham Hill, que ficou entre os três primeiros pela primeira vez no seu 18º GP.

Gilles Villeneuve levou 15 corridas para levantar um troféu na Fórmula-1. Jacques atingiu o feito na sua prova de estréia.

Nas famílias Rosberg e Andretti os pais se deram melhor. Keke estreou no pódio na mesma corrida que Nélson Piquet, GP da Argentina de 1980, sua 17ª. Nico penou mais e terminou pela primeira vez entre as três principais posições na sua prova de número 36. Mario Andretti se deu bem logo no começo da carreira, atingindo o feito na sua sexta participação. Enqaunto o atrapalhado Michael fez o mesmo no seu 13º GP, o último de sua carreira na F-1.

Ao todo, 13 filhos de ex-pilotos correram na Fórmula-1.

Classificação Mundial de Pilotos
Classificação Mundial de Construtores

Nenhum comentário: