segunda-feira, 28 de julho de 2008

Bodas de prata gremista

Há exatos 25 anos, o Grêmio mudava os parâmetros do futebol gaúcho. Ao conquistar a Libertadores, na noite do dia 28 de julho de 1983, o Tricolor aumentava o nível de exigência para os clubes daqui. Se na década anterior, o Inter havia aberto o caminho para o Brasil, os gremistas superavam o maior rival conquistando a América. A partir de então, não bastava mais levantar taças regionais e nacionais.

O triunfo do Grêmio foi numa época em que os bastidores da Libertadores ainda eram obscuros, sem exames anti-doping e com menor cobertura da TV. Cada partida disputada fora de casa era uma guerra. O gol do título, na vitória por 2 a 1 sobre o Peñarol, foi de César, após um chutão para área de Renato que se tornou cruzamento. Lance inesquecível.

Parabéns ao Grêmio!


Obs: não ficou a impressão que a festa organizada pelo clube para comemorar a data foi feita em cima da hora? Em dezembro, é a vez de comemorar o mundial, a festa precisa ser maior, com a participação do torcedor.

Um comentário:

Rafa Mano Diverio disse...

Eu acho que tu deverias contar aos milhões de leitores pq a decisão entre Grêmio e Peñarol teve o primeiro jogo em Montevideo e o segundo em POA.