sexta-feira, 20 de junho de 2008

Quartas-de-final da Euro: jogo 2

No confronto mais “sem peso” das quartas da Eurocopa:

“A Croácia é técnica.
A Turquia é coração.
Deste jogo, dificilmente sairá o campeão”

Após o versinho infame, vamos falar sério. Chegando como coadjuvantes no Grupo B, os croatas saíram da primeira fase como protagonistas, desbancando a Alemanha. Com um futebol que privilegia a posse de bola e o passe curto, os adversários são envolvidos. Kranjcar e Mordic dão o toque de classe ao time comandado pelo ex-zagueiro Bilic. São as cabeças pensantes da equipe. Sem eles, o jogo não flui.

Se há um lema seguido pelos turcos é “acreditar até o fim”. O avanço da Turquia surpreende. Durante os 270 minutos que esteve em campo, em apenas um jogou como classificada. A segunda posição no Grupo B foi garantida aos 44 do segundo tempo na virada por 3 a 2 sobre a República Tcheca. Raça pura.

O time de Fatih Terim não desiste nunca. Com Altintop atuando no meio-campo desde a segunda partida, o rendimento melhorou. Junto com o atacante Nihat a dupla é quem dita o jogo. O treinador montou um time que varia bastante o posicionamento durante os 90 minutos, o que dificulta a marcação adversária.

Palpite do blog: Croácia

Jogo Histórico

O confronto ainda é incipiente. Porém, as duas seleções se enfrentaram na primeira rodada da Eurocopa 96, na Inglaterra. Num grupo que ainda tinha Dinamarca e Portugal.

A Croácia, fazia sua primeira grande competição como um país independente tinha um grande time, com jogadores como: Boban, Bilic, Suker, Jarni, Boksic, entre outros. A vitória croata veio aos 41 do segundo tempo com Vlaovic.

Foi um gol emocionante. Seis meses antes da estréia na competição, o atacante havia sido submetido a uma operação para a retirada de um coagulo no cérebro. Some-se a isso o fato da nova nação estar em busca de uma identidade e pronto, não há como não considerar o jogo come histórico.

História dos Confrontos
Jogos: 3
Vitória da Croácia:1
Vitória da Turquia: 0
Empates: 2

Nenhum comentário: