domingo, 22 de junho de 2008

Dia de brasileiros na F-1

Após 70 voltas no Circuito de Magny Cours, Felipe Massa recebeu a bandeira quadriculada sinalizando sua vitória. Cruzar a linha de chegada em primeiro quebrou dois tabus. Desde 1993 um brasileiro não liderava o Mundial de Pilotos. Além disso, há 23 anos o hino nacional não tocava na França.

A última, e única, vitória brasileira na terra do baguete havia sido de Nélson Piquet. Talvez isso tenha dado boa sorte para o filho do tricampeão. Nelsinho pontuou pela primeira vez na Fórmua-1, acabando a prova em sétimo à frente de seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, tornando-se o 18º brasuca a marcar pontos na categoria. O ponto alto de sua corrida foi ter segurado o ímpeto de Hamilton nas primeiras voltas. De longe teve a sua melhor atuação nessas oito corridas da temporada. Agora, é preciso manter o nível e seguir sem errar, pois ainda não convenceu.

Massa vive a melhor fase de sua carreira e torna-se favorito ao título. Pilota o melhor carro e, no momento, erra menos que os seus concorrentes. Raikkonen liderava a corrida até ter problema no escapamento de seu bólido, perder rendimento, chegar em frangalhos, e mesmo assim garantir a segunda posição. O que prova que os erros na Ferrari ocorrem para OS DOIS lados.

Hamilton, largando no pelotão intermediário, teve um dia de David Coulthard. Afobado, saiu da pista, tocou em adversário e no fim das contas não obteve resultado nenhum. O 13º lugar foi péssimo. É a segunda vez seguida que o inglês não pontua. Impressiona como ele erra quando está sob pressão.

Seu companheiro de McLaren, Kovalainen, foi um dos destaques da prova saiu de um décimo lugar para terminar em quarto.

A Toyota voltou ao pódio com Trulli. A equipe evolui em relação às temporadas passadas. Já era hora!

A BMW não conseguiu acertar seu carro cheio de penduricalhos aerodinâmicos para correr em Magny Cours. Kubica se não errou, esteve longe de brilhar.Só um piloto não recebeu a bandeirada, foi Jenson Buton, da Honda. Fazia tempo que tantos carros não terminavam um GP.


Nenhum comentário: