domingo, 3 de agosto de 2008

Liderança virou fumaça

Felipe Massa estava em primeiro lugar no GP da Hungria de Fórmula 1. Sua corrida era espetacular. Saindo em terceiro, após a primeira curva já era o líder, protagonizando uma das mais fantásticas largadas dos últimos anos. Contando com um o imponderável, o então, segundo colocado, Lewis Hamilton tinha o pneu esquerdo de sua McLaren furado e caiu para o pelotão intermediário. Assim, o brasileiro voltava à ponta do campeonato de pilotos com relativa folga em relação ao inglês e ao seu companheiro Raikkonen, o que poderia lhe dar uma favorecimento nas etapas finais.

Porém, faltando três voltas para o fim da prova, a temperamental sorte resolveu trocar de lado. Em plena reta dos boxes, o motor da Ferrari explodiu. Na fumaça que saia do quase inquebrável propulsor italiano, ia-se pelos ares a vitória e liderança na classificação. Com todos os problemas, a vitória ficou para o finlandês Kovalainen, seguido pelo surpreendente Glock da Toyota e de Raikkonen, que agora, está melhor posicionado no mundial do que Massa.

Número bonito

Para quem gosta de números redondos, históricos e significativos no esporte, o resultado ficou de bom tamanho. Kovalainen se tornou o centésimo piloto a vencer uma corrida na categoria.

O segundo lugar de Glock também foi bacana. Foi seu primeiro pódio. Agora, faltam quatro pilotos estrearem entre os três primeiros para a F-1 chegar à marca de 200 homens diferentes que viram subir as bandeiras de seus países ao fim da corrida. Importante ressaltar, que esta foi a primeira corrida do alemão após a pancada no GP da Alemanha.

Observações

- Lamentável o desempenho de BMW. Kubica largou em quarto e terminou em oitavo. Heidfeld nem chegou perto dos pontos. A equipe está sentindo o momento em que se divide as atenções no desenvolvimento do carro deste ano e no projeto do bólido para a próxima temporada, que terá inúmeras modificações nas questões aerodinâmicas.

- Piquet parece ter encontrado um bom ritmo. Com o que tem nas mãos, mantendo o desempenho é lucro.

- Mesmo com o azar, que por vezes ainda lhe persegue, e estando apagado nos últimos finais de semana, Raikkonen é vice líder do mundial de pilotos. Quando será que a Ferrari vai decidir favorecer um dos pilotos?


GP da Hungria

1) Heikki Kovalainen (McLaren)

2) Timo Glock (Toyota)

3) Kimi Rakkonen (Ferrari)

4) Fernando Alonso (Renault)

5) Lewis Hamilton (McLaren)

6) Nelsinho Piquet (Renault)

7) Jarno Trulli (Toyota)

8) Robert Kubica (BMW)


Mundial de pilotos

1) Hamilton 62 pontos

2) Raikkonen 57 pontos

3) Massa 54 pontos

Nenhum comentário: