domingo, 7 de setembro de 2008

Só termina quando acaba

Após Spa, o Mundial de Fórmula-1 saiu perdendo e Felipe Massa saiu ganhando. Novamente, o GP da Bélgica foi uma grande corrida, que teve como a cereja do bolo as últimas voltas com chuva.

Felipe Massa não conseguiu repetir suas últimas largadas e foi ultrapassado por Raikkonen no início da prova, caindo para terceiro lugar e administrando o restante da corrida, sem incomodar os adversários, nem ser pressionado por quem vinha atrás.

Raikkonen por suas vez, tinha em mãos a última oportunidade de seguir vivo na briga pelo título. Se tudo ocorrer dentro da normalidade, não tem mais. O finlandês após passar seu companheiro de Ferrari na primeira volta, aproveitou-se de um erro de Hamilton para assumir a ponta.

Nas últimas voltas a temida chuva finalmente caiu no belo traçado de Spa Francorchamps. Hamilton ficou embutido na traseira de Raikkonen, tentou ultrapassa-lo, saiu da pista, cortou caminho e voltou na frente do “Homem de gelo”. Como manda o regulamento, teve que devolver a posição. Mas não foi uma devolvida, foi uma devolvidinha. Com o carro já tracionando, logo que a Ferrari ficou a sua frente, o inglês acelerou sua McLaren para reassumir a liderança.

Mais emoção estava por vir. Na seqüência, Hamilton rodou, no mesmo instante, em plena reta, Raikkonen perdeu o controle de seu carro e estampou o muro. Massa ficou próximo de assumir a liderança, mas visivelmente aliviou o pé com medo de rodar, já que essa é sua principal característica em pista molhada.


Resultado final:
1. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes)
2. Felipe Massa (BRA/Ferrari): a 14s461
3. Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber): a 23s844
4. Fernando Alonso (ESP/Renault): a 28s939
5. Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso): a 29s037
6. Robert Kubica (POL/BMW Sauber): a 29s498
7. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso): a 31s196
8. Timo Glock (ALE/Toyota): a 56s506


Campeonato de pilotos
1. Lewis Hamilton 80 pontos
2. Felipe Massa 72 pontos
3. Robert Kubica 58 pontos
4. Kimi Raikkonen 57 pontos
5. Nick Heidfeld 47 pontos
11. Nélson Piquet 13 pontos
13. Rubens Barrichello 11 pontos



Notas rápidas

- A corrida vai demorar a terminar e será decidida pelos comissários. No fim das contas, Hamilton irá levar uma advertência, apenas. Podem apostar.

- Ficou no mínimo chato a atitude de Massa em levantar o pé na última volta. Tudo bem, ele pensou no campeonato. Correu com a cabeça, pois agora terá a preferência da Ferrari. Mesmo assim, é estranho ver alguém não lutar pela vitória.

- Raikkonen fica esperando uma catástrofe. Para pensar em disputar o título novamente. Pelo o que vem ocorrendo na Fórmula-1 nos últimos dois anos, tudo é possível.

- Ninguém vai admitir, mas a Ferrari adorou o resultado. Massa terá prioridade total, diminuindo as chances de dividir pontos com Raikkonen o que beneficiaria Hamilton.

- A posição final de Bourdais (7) não representa o que foi sua corrida. Esteve sempre em quarto, mas a chuva “embaçou” os seus óculos. Seguem com o emprego a perigo.

- O novo carro da Toro Rosso é muito bom, dentro das possibilidades da equipe.

- Os pilotos que trocaram de pneus mesmo faltando uma ou duas voltas se deram bem. O principal beneficiado foi Heidfeld que voltou ao pódio. Apesar de fazer uma temporada opaca, sendo ofuscado por Kubica, nos pontos seu desempenho não é tão ruim assim. Apesar disso, pode ficar a pé em 2009.

- Os resultados estão melhores que a encomenda na segunda parte da temporada para a BMW. Mais uma vez, os bólidos dos alemães tiveram pouca velocidade. É isso que faz a diferença entre as grandes e as médias. As equipes de ponta conseguem conciliar o desenvolvimento do carro atual com a criação do da próxima temporada,as outras se atrapalham. É o caso da BMW.

- Piquet largou bem, ganhou posições. Depois perdeu desempenho e bateu sozinho. Ainda mostra inconstância. Ao menos, agora, concede entrevistas mesmo quando erra.

Nenhum comentário: