domingo, 28 de setembro de 2008

Acreditar sempre

Uma corrida especial merece um vencedor especial. Singapura sediou o primeiro Grande Prêmio de Fórmula 1 que ocorreu à noite. Não bastasse esse ineditismo, a prova era a de número 800 da história da categoria. Um número redondo, bonito. A vitória ficou com Fernando Alonso, o melhor piloto da atualidade.

O espanhol está penando este ano com uma Renault que não lembra aquele carro fantástico que lhe deu dois títulos mundiais. Desde os primeiros treinos na Cidade-Estado ele vinha fazendo um desempenho fantástico, incomodando as Ferrari e McLaren e candidatando-se para largar na primeira fila. No sábado, um problema na alimentação da gasolina fez seu bólido parar no meio da pista. Mãos na cabeça e desespero ao sair do cockpit, essa foi sua reação. Naquele momento. Alonso viu sua chance de vitória secar.

Mas campeões são iluminados. A equipe resolveu fazer uma estratégia diferenciada, antecipando o primeiro pit stop. A esperança era contar com uma bandeira amarela com entrada do safety car logo após o reabastecimento. Foi exatamente o que ocorreu. Isso somado ao erro da Ferrari na parada de Massa, Alonso se viu na ponta e administrou a vantagem até o fim.

O bicampeão merecia vencer este ano. Ele tem sido um leão, tem corrido como um maluco tentando no braço tirar a desvantagem por ter um carro lento com um motor pouco potente. Seu arrojo o fez cometer alguns erros. Acontece. A vitória brinda um piloto que sempre quer mais, sempre procura a ultrapassagem. Se todos tivessem seu ímpeto, as corridas seriam melhores. Porém, a maioria dos pilotos prefere se esconder que a aerodinâmica dos carros deixa as ultrapassagens quase impossíveis.

Notas rápidas e furiosas

* No decorrer da temporada Massa cresceu muito como piloto. Após os erros nas primeiras provas, ele aprendeu seu limite. Não erra mais. Porém, a Ferrari diminuiu muito como equipe. O erro de liberar o piloto ainda com a mangueira do carro é inaceitável e pode jogar o título pelo ralo, no caso pela bomba de combustível.

* Existem objetos que a tecnologia não substitui. O “homem pirulito” é muito mais eficiente que o aparato eletrônico inventado pelos italianos.

* A regra de fechar a entrada no pit lane assim que o safty car entra na pista não funciona. É injusta fazer com que as equipes tenham que contar com a sorte para abastecer e trocar pneus.

* Fantástica a corrida noturna. Lógico que ainda são necessários ajustes, mas é um belo espetáculo.

* Piquet voltou a errar. O brasileiro cometeu erros demais durante o ano. Teve poucos bons momentos. Está a perigo.

* Sete pilotos (Massa, Raikkonen, Hamilton, Kovalainen, Kubica, Vettel e Alonso) venceram este ano. Nos construtores, são cinco equipes diferentes colocando um piloto no ponto mais alto do pódio. Como na próxima temporada ocorreram mudanças significativas na aerodinâmica dos carros, a disputa pode ser mais acirrada ainda.

Nenhum comentário: