quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Momento de não se embananar

No futebol brasileiro, que é um mercado exportador de jogadores, reclamar com freqüência da falta de opções no elenco é comum entre os treinadores. Esse problema, por vezes, é a solução de alguns técnicos menos habilidosos em tomar a decisão correta.

Celso Roth está chegando a esse ponto justamente na parte mais importante do Brasileirão, a reta final. Esse é o momento dele provar que cresceu como profissional. O time do Grêmio está encaixado. Tudo funciona da maneira correta. As falhas são raras. Porém, Souza chegou e mostrou que não desaprendeu a jogar futebol no sofrível time do PSG e quer ser titular. Orteman também pede passagem. Na teoria tem mais bola no corpo do que William Magrão. Mas ele irá se adaptar da mesma forma que o jogador revelado na base tricolor?

Colocar Souza como um pseudo atacante não funcionou. No sábado diante do Fluminense, Soares deixou o time mais redondo. Ainda há Reinaldo que ainda não rendeu quando começa jogando, mas sempre foi efetivo ao entrar no decorrer nas partidas. Como escalar todos? Souza não é craque, mas não pode ficar no banco. A melhor alternativa seria colocá-lo na ala direita, o que parece não agradar Roth. Outra alternativa é tirar um dos três zagueiros. Mas seria uma opção válida modificar um esquema que se ajustou tão bem? Provavelmente não.

Como a fase é boa, o prudente é mudar o menos possível. É preciso ver se Roth agüentará a tentação. Para pegar o Goiás, sábado, William Magrão não deve jogar devido a uma entorse no tornozelo esquerdo. Por incrível que pareça isso é um problema a menos para ser resolvido.

Nenhum comentário: