sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

O Inter e os torneios amistosos internacionais

O Inter começa, neste sábado, a sua participação na Copa Dubai, disputada nos Emirados Árabes. O Colorado está encarando com seriedade a competição, tanto que remanejou as férias de seus jogadores para poder disputar a competição. Caso venha a conquistar o título, não será o primeiro troféu amistoso conquistado em solo estrangeiro.

A primeira taça veio em 1978 na Copa Ciudad Viña del Mar, no Chile.
Depois disso, em 1982, o Inter venceu o prestigiado torneio Joan Gamper.
O clube gaúcho teve a incumbência de enfrentar os donos da casa na primeira rodada. O Barça contava com Maradona no time. Mesmo assim o jogo não saiu do 0 a 0. Nos pênaltis, deu por Inter 4 a 1. Com o goleiro Benitez defendendo duas cobranças.

Na decisão, o Inter enfrentou os ingleses do Manchester City e venceu por 3 a 1, com gols de Edevaldo, Paulo César e Fernando Roberto. O escocês Mcdonald fez o gol do Manchester.
No ano seguinte, o paradeiro colorado foi na cidade de Málaga, na Espanha. A disputa era o Torneio Costa del Sol. No primeiro jogo, o Inter venceu o Zaragoza por 1 a 0. Na final, encontrou mais facilidades e bateu o América do México por 2 a 0.

Logo após o triunfo, o elenco desembarcou no Canadá. Para participar do torneio da Costa do Pacífico, na cidade de Vancouver. A competição tinha uma forma de disputa diferente. Os quatro clubes jogavam todos contra todos. Na estréia, o Inter derrotou o Seattle Sounders, dos Estados Unidos, por 2 a 1. Na segunda rodada teve mais facilidades e goleou os donos da casa, o Vancouver Whitecaps por 4 a 1. Na última rodada, os gaúchos mantiveram os 100% de aproveitamento e passaram por cima da Seleção do Exército da China por 2 a 0 - essa foi a primeira vez que um clube gaúcho enfrentava uma equipe Chinesa.

Em 84, o destino foi o outro lado do mundo, no Japão, para a entrar em campo pela Copa Kirin. O Inter ficou no grupo B da competição. No primeiro jogo, meteu 3 a 0 em um time universitário japonês. Depois garantiu o primeiro lugar da chave ao empatar por 0 a 0 com a Irlanda, que também avançou às semi-finais.

No grupo A, faziam parte as seleções do Japão e da China, além do Toulosen da França. Avançaram de fase a China e os franceses.

Na semi-final, vitória fácil sobre o Toulouse por 4 a 1. Na decisão, novamente o embate com os Irlandeses. Dessa vez, o Inter venceu por 2 a 1.


Em 87, mais dois canecos para o armário do Beira-Rio. O primeiro foi no Torneio Interncional de Glasgow, na Escócia. Na estréia a vitória foi por 2 a 1 sobre o Ájax. Na final, o adversário foi o dono da casa, o Rangers, que havia batido a Real Sociedad por 1 a 0. O resultado no tempo normal foi empate por 1 a1. Com Norberto marcando o gol colorado e Mccois igualando para os escoceses. Nos pênaltis, Inter venceu por 5 a 4.

Saindo da Escócia, o Inter foi à Espanha participar do Torneio da Cidade de Vigo, disputado no formato de triangular. O time começou mal, empatando com o Marrocos por 2 a 2, na segunda rodada. Os gols colorados foram assinalados por Amarildo. Para os africanos foram as redes Nader e Bidane. Para levantar a taça, o Inter precisava vencer o Celta, que havia derrotado Marrocos por 1 a 0, no jogo de estréia da competição. O objetivo foi alcançado com gols de Luiz Carlos Wink e Amarildo, para o Celta, quem marcou foi Baltazar “o artilheiro de Deus”.

Depois disso o clube passou por um período de vacas magras. Vencendo torneios com pouca tradição
1989 - Campeão do Torneio de Ceuta (Espanha)
1991 - Campeão da Copa Marlboro1992 - Copa Wako Denki (Japão)
Em 2001 veio a conquista do Bicampeonato do Torneio de Vinha del Mar. No primeiro jogo, empate com o Universida deChile por 1 a 1, com Gonzalez abrindo o placar para os chilenos, e Luiz Cláudio empatando a contagem. Nos pênaltis vitória vermelha.

Na final, a Universid Católica foi batida sem dificuldades por 3 a 0, com gols de Marcelo e Luiz Cláudio, duas vezes.

Nenhum comentário: