terça-feira, 28 de outubro de 2008

Juventus quer se "abrasileirar"

Numa época em que os jogadores brasileiros são contratados por clubes europeus em quantidades absurdas, a Juventus pouco se rendeu aos encantos dos futebol tupiniquim. De 1977 até o novo milênio somente o zagueiro Júlio César vestiu a camisa “bianconera”.

Nos últimos anos, Inter de Milão, Milan e Roma rechearam seus elencos com brazucas. A Juve teve Athirson, que não vingou, Émerson, que ficou duas temporadas e assim que o clube foi rebaixado zarpou para Madrid, e Gladstone, que disputou espantosos 45 minutos pela “Vecchia Signora” – o espanto é saber como o contrataram e o colocaram para jogar, Fabio Capello também erra. Agora, nesta temporada veio Amauri, principal jogador do time até o momento.

Porém, parece que a diretoria quer mudar a sina das últimas décadas. Na lista de compras para o inverno italiano aparecem inúmeros brasileiros. Entre eles o colorado Alex, o gremista Douglas Costa e Carlos Eduardo, aquele mesmo do Grêmio de Mano Menezes, que está no Hoffenheim da Alemanha. Porém, o mais próximo de desembarcar na fria Turim em janeiro é Diego, ex-Santos. Ele é sonho antigo e segundo a imprensa italiana já está tudo acertado no triângulo Juventus-Werder Bremen-Diego.

Ao todo, 16 brasileiros já vestiram a “maglia” juventina. A Suíça, com 20, é o país, fora a Itália, lógico, com o maior número de jogadores que atuaram pela Juventus. Depois aparecem a Argentina com 18 e a França com 16. No total 155 estrangeiros já atuaram pelo clube.

Nenhum comentário: