terça-feira, 7 de outubro de 2008

Brasileirão 2008 tem sete rebaixados

Sem levar em consideração critérios técnicos, o Brasileirão 2008 está sendo um excepcional campeonato. Faltando dez rodadas para o fim da competição, são cinco os clubes com chances reais de serem campeões - o que deixa os favoráveis ao formulismo tendo tremeliques constantes.

Porém, a situação mascara um fato desanimador. Tem muita gente ruim nesse campeonato. Na média, os times pioraram. Pioraram muito! O último clube fora da zona do rebaixamento em 2007 foi o Goiás. O Esmeraldino safou-se do descenso com 39,4% de aproveitamento. Pode-se dizer que nesse Brasileirão teríamos sete rebaixados. SETE!! São sete clubes com um índice menor do que esse. Isso que o Santos, 13º lugar, tem os mesmos 39% de aproveitamento que os goianos obtiveram.

Fazendo o comparativo inverso, dos quatro que caíram ano passado (América-RN, Paraná, Juventude e Corinthians), apenas o pífio Mecão desceria para a Segundona de 2009. O Paraná, antepenúltimo colocado, terminou o certame beirando um desempenho de 36%.

O campeonato por pontos corridos ainda é incipiente e engatinha no Brasil, enquanto na Europa ele já está consolidado. Mas já se pode notar um distanciamento nas pontas da tabela por aqui. Os clubes, em sua maioria, ainda não estão 100% adaptados a este sistema, o que provoca algumas distorções. A projeção deste blogueiro é que daqui a alguns anos, os Brasileirões se tornem polarizados com duas equipes disputando o título. Talvez as concorrentes mudem de uma temporada para outra, mas a tendência é essa.

Aguardem e me cobrem.

Nenhum comentário: