quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Exagerado

O STJD deu uma de Cazuza e foi exagerado ao punir os jogadores Léo, Réver e Morales, do Grêmio. Os gremistas foram suspensos por 120 dias, três jogos e oito partidas, respectivamente, por lances ocorridos na partida diante do Botafogo.

Do tríplice julgamento, o único que preocupava a diretoria tricolor era o do zagueiro Léo. Ledo engano dos dirigentes. Todos os jogadores receberam penalizações rígidas demais. Os auditores do tribunal fugiram dos padrões das punições aplicadas anteriormente. O Grêmio recorrerá e as penas certamente serão reduzidas. É o mínimo que pode acontecer.

Na segunda-feira, Tcheco pegou gancho de dois jogos por sua expulsão no Gre-Nal. O meia recebeu cartão vermelho junto com o colorado Edinho. O jogador do Inter foi absolvido.

Difícil, desta vez, acreditar em coincidência. O mesmo STJD puniu o atacante Alex Alves, do Juventude, e absolveu Dodô, do Fluminense, em casos similares de doping. Até a Fifa achou estranha a decisão e ela mesma julgou o jogador tricolor punindo-o. Há ainda o caso do Inter em 2005, mas esse é muito mais complexo.

Muito se criticou o procurador-geral da entidade, Paulo Schmitt. Porém, o problema, nesse caso, não é ele. O cerne da questão é que quem julga não está tendo critério. Para lances parecidos, penas distintas – Léo pega 120 dias, Diego Souza é absolvido. Schmitt fez seu trabalho, que é denunciar o que ocorre de errado nos jogos do Brasileirão. As punições não são sentenciadas por ele. Porém, será que ele apresentou ao tribunal todos os empurra-empurra que ocorreram no Brasileirão, como o que deixará Réver de fora dos jogos contra Portuguesa, Sport e Cruzeiro.

Nenhum comentário: