quarta-feira, 29 de outubro de 2008

A experiência está fora de moda

A tendência do momento das seleções de futebol é contratar técnicos sem experiência, mas que foram grandes jogadores. Foi assim com Klinsmann na Alemanha, Zico no Japão, Van Basten na Holanda, Donadoni na Itália e Dunga no Brasil. Agora, chegou a vez de Maradona na Argentina.

Um dos motivos é a mão fechada dos dirigentes de federação. Um técnico de ponta ganha salários nababescos nos clubes e a preferência é por gastar menos com um ex-ídolo. Assim quando o cartola anunciar o pouco rodado treinador pode justificar a contratação afirmando “que ninguém sabe tão bem o que é representar o seu país como nosso novo técnico” e blá-blá-blá.

Dos exemplos citados, Alemanha, Japão e Holanda não podem reclamar das escolhas. Klinsmann não ganhou a Copa em seu país, mas depois dos alemães terem torcido o nariz para ele, aplaudiram a conquista do terceiro lugar. Zico fez a sua obrigação e levou o Japão à Copa, não poderia fazer mais do que isso. Van Bastaen seguiu a escola holandesa. Montou um time que jogava bonito e encantava, mas não ganhava nada.

O Brasil fica em cima do muro, Dunga não faz bom trabalho, mas já colocou taça no armário. Os italianos só têm a reclamar.

Quem será a próxima seleção a seguir o modismo?

Nenhum comentário: