quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Panorama da F-1

A Fórmula-1 encerrou ontem os últimos testes antes do início da temporada 2008. O resultado isolado de uma sessão não tem o menor significado, pois num mesmo dia as equipes podem buscar diferentes modos de aperfeiçoamento em seus carros. Mas juntando todos os resultados pode se ter uma idéia do que esperar deste ano na principal categoria do automobilismo mundial.

Para os primeiros GPs a Ferrari aparenta estar na pole position e tem o carro mais rápido em condições de corrida. Mas nada que empolgue, pois a McLaren provou poder ser mais veloz numa volta lançada e largando na primeira posição e mantendo a ponta após as luzes vermelhas se apagarem a vitória pode vir.

No segundo escalão, a BMW reinou isolada na temporada passada. Neste ano não será assim. Com a chegada de Alonso à Renault, o time francês vai crescer de rendimento progressivamente e antes do meio da temporada poderá incomodar, até mesmo, Ferrari e McLaren. A Williams também progrediu e parece ter um bólido mais confiável. O mesmo pode ser dito pela Red Bull, o problema dos austríacos é a dupla de pilotos Weber e Coulthard, que nunca inspiraram confiança e por isso a equipe fica no fundo desta turma.

Mais para atrás do grid aparecem Toro Rosso e Toyota. Os japoneses seguem despejando muito dinheiro na concepção de seus carros, mas com resultados inversamente proporcionais. Durante os testes, o novo equipamento não inspira confiança. Já a subsidiada da Red Bull tem como trunfo a dupla de pilotos, com o garoto Vettel e o francês Bourdais, além de contar com motores Ferrari.

No último pelotão estão Honda, Force Índia e Super Aguri. Os resultados foram decepcionantes para a equipe de Jeson Buttton e Rubens Barrichello. Rubinho passará mais uma temporada chorando as pitangas. Com a chegada de Ross Brown à equipe a esperança é avançar um pouco no grid até o fim do ano. A maior alegria por lá, será quando o brasileiro bater o recorde de GPs pertencente a Ricardo Patrese. A estreante escuderia indiana parece ter um projeto sólido para seguir por alguns anos na F-1 e evoluir com o passar dos anos, mas em 2008 será mera figurante. Já a equipe de Aguri Suzuki praticamente não treinou, está sem dinheiro e talvez não corra na abertura do campeonato na Austrália. Terminar a temporada será uma vitória.

2 comentários:

Marcos Chavarria disse...

A Toyota tá crescendo, cara. Tu vai ver, nesse ano eles vão entrar no segundo escalão e encher o saco de BMW, Willians e Renaut.

Valter Junior disse...

Cara, acho que não. A Toyota sempre esteve do meio para trás nos testes, quando andou na frente foi com pneus novos e pouca gasolina. Ela vai seguir fazendo o mesmo papel dos últimos anos. Mas isso é o que eu acho.

Aguardemos o dia 16 de março, quando a gasolina vai queimar para valer.