domingo, 2 de novembro de 2008

Deu Hamilton, na última curva

Um campeonato da Fórmula 1 nunca havia sido definido na última curva. Inacreditável, incrível, de tirar o fôlego, etc. Independente da expressão, o que se viu na tarde deste domingo em Interlagos foi único. Foi para entrar para a história. A maior decisão de todos os tempos deste esporte.

Felipe Massa sentiu por somente alguns segundos o gosto de ser campeão do mundo, mas Hamilton conseguiu uma reviravolta fantástica e ficou com a taça. Glock, com pneus para pista seca num traçado molhado, foi ultrapassado antes da reta dos boxes pelo inglês que garantiu a posição necessária para o título. A família do brasileiro, inclusive, já comemorava. Como diz o ditado “só acaba quando termina”, poucas vezes ele foi tão real.

Hamilton fez a Grã-Bretanha sair de uma fila de 12 anos sem título na categoria, a última vez havia sido com o insosso Damon Hill em 1996. A do Brasil já dura 17. O inglês fez por merecer o campeonato, suas duas temporadas na F-1, apesar dos erros, são de um desempenho fantástico. Sua impressionante velocidade fez todos esquecerem logo do clichê de ser o primeiro negro da história do Fórmula 1. Agora, ele também é o piloto mais jovem a ser campeão, ele tirou a marca do desafeto Fernando Alonso.

Caso o resultado tivesse sido favorável a Massa, a taça também ficaria em boas mãos. Foi por pouco. No detalhe. O brasileiro saí de 2008 como um piloto melhor do que o que começou o ano. Fica a impressão de que ele ainda será campeão algum dia e pelo fim de temporada que teve, começa o próximo ano como favorito.

Olhando para frente, em 2009 a competição deve ser ainda mais acirrada. Alonso vai chegar para a briga. Talvez a BMW também apareça e tem o Vettel, que piloto! Para ficar bom mesmo, falta Kimi Raikkonen acordar e a McLaren contratar um segundo piloto.


Hamilton estaciona em ranking

Logo após Hamilton deixar escapar o campeonato da temporada passada, o jornal “The Times” criou um ranking para os maiores perdedores da história do esporte inglês. A lista foi feita analisando cinco fatores: a proximidade da glória, número chances de ser campeão, a expectativa do país, a força do esporte e a habilidade de retornar do fracasso.

As lambanças em 2007 deixaram Hamilton na 14ª posição logo na sua estréia no esporte. Com a vitória deste domingo, ele abandona a lista e o tenista Tim Henman seguirá no topo, seguido pelo piloto de Fórmula 1 Stirling Moss.

Um comentário:

Anônimo disse...

Desde a época do Senna eu não vibrava tanto com uma corrida! Uma pena o Massa ter perdido dessa forma o título, foi cruel d+!